PROGRAMAÇÃO
Abertura, Conferências, Comunicação oral (GT´s e Ementas), Círculos de Cultura (Oficinas)e Secção de Painel (Banners)
Prazo para enviar trabalho foi prorrogado para 26.09.2013
Dia 29 de outubro de 2013 Horário: 19h30mim |
ABERTURA
- Ato cultural – Grupos de Cultura do Vale do Mamanguape
- Formação da Mesa de abertura Coord.: Profª Msc. Msc. Maika Bueque Zampier (GEPeeeS-DCSA/ CCAE/ UFPB) CV: http://lattes.cnpq.br/0253904554788998
1ª CONFERENCIA
- TEMA: PAULO FREIRE: Educação, cultura e diversidade. Conferencista: Dra. Sandra Borba Pereira (UFRN). CV: http://lattes.cnpq.br/3432219909419356 Coord.: Francisco Melo Neto (UFPB). CV: http://lattes.cnpq.br/5514042389040539
|
Dia 30 de outubro de 2013 Horário: 8h |
GT1 - Educação, cultura, historia e memória. Coord.: Dr. José Mateus do Nascimento - (GEPeeeS-IFRN) CV: http://lattes.cnpq.br/9176401714554967 Ms. Maria do Socorro da Silva (IFRN) CV: http://lattes.cnpq.br/0059110378589505
Ementa:Congrega estudos, relatos de experiência ou resultados de pesquisa, sobre a história das práticas educativas, memórias de instituições educativas escolares e não escolares, como também biografias de expoentes da educação pública e dos movimentos sociais.
GT2 - Educação, etnia e meio ambiente. Coord.: Dr. Lusival Antonio Barcellos - (GEPeeeS-DED/CCAE/ UFPB) CV: http://lattes.cnpq.br/9836893918228181 Profª Rosilda Azevedo - (GEPeeeeS-CCAE/ UFPB) CV: http://lattes.cnpq.br/5047810003662954
Ementa: As tradições e o legado dos Povos indígenas do Brasil, do Nordeste, especialmente, o Povo Potiguara e o Povo Tabajara da Paraíba. A educação indígena nas aldeias e na escola diferenciada. A preservação ambiental e pacto pela vida.
|
.
GT3 - Educação e novas tecnologias e mídias na educação. Coord.: Drª Melânia Lopes Cornélio (GEPeeeS-DED/CCAE/ UFPB) CV: http://lattes.cnpq.br/9470334173934601 Prof. Gerailton Santos (Técnico Informacional CPF-DED/CCAE/ UFPB) CV: http://lattes.cnpq.br/5211799857173447 Ementa: Promover o dialogo, estudar práticas exitosas e refletir sobre o uso das novas tecnologias e mídias eletrônicas que estão à disposição do processo ensino-aprendizagem vem subsidiar o futuro professor para utilização das mesmas que promovam a aprendizagem significativa, crítica e eficaz para todos os educandos e educadores.
GT4 - Educação inclusiva: desafios e atualidade Coord: Drª Sandra Alves da Silva Santiago – (CE/DHP/UFPB) CV: http://lattes.cnpq.br/4913295564659143 Ms. Renata Monteiro Garcia (GEPeeeS-DED/CCAE/ UFPB) CV: http://lattes.cnpq.br/3086060659160648
Ementa:Educação inclusiva propõe o dialogo reflexivo relativo a relato de experiências e pesquisas sobre a educação brasileira, a partir de um enfoque inclusivo, considerando as políticas públicas voltadas para grupos excluídos historicamente, como: afro-descendentes; indígenas; pessoas com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento ou altas habilidades; mulheres; presos; glbt, dentre outros.
GT5 – Educação popular, economia solidaria e terceiro setor Coord.: Dr. Mauricio Sarda Faria (INCUBES/UFPB) CV: http://lattes.cnpq.br/1513772085737367 Profª Nair Rafaela (GEPeeeS/INCUBES/UFPB) CV: http://lattes.cnpq.br/9225525771961706 Prof. Kym Kanato (GEPeeeS/INCUBES/UFPB) CV: http://lattes.cnpq.br/8671143348910339 Ementa:Buscar compreender a educação popular e economia solidaria por meio da sua aplicabilidade em práticas educativas, suas interfaces com o terceiro setor e mundo do trabalho. Identificar os norteadores pedagógicos destas relações, objetivando perceber a interdependência entre grupos de trabalho pautados na solidariedade e sustentabilidade. Diálogos sobre práticas de pesquisa, ensino e extensão que envolva processos de produção, de comercialização, de relações no trabalho, de redes sociais e produtivas com sujeitos/ agentes que vivenciam a cooperação, solidariedade e autogestão. A presença e papel das redes sociais na educação popular.
GT6 – Educação infantil e cultural escolar na infância. Coord.: Profª Ms. Maria Selma Santos de Santana (GEPeeeS/CCAE/UFPB) CV: http://lattes.cnpq.br/4926377184621848 Ementa: Estabelecer o dialogo sobre as particularidades da educação infantil nos espaços campo e da cidade, levando em consideração que são sujeitos sociais contextualizados. Socialização dos resultados e proposições de projetos de pesquisas, ensino e extensão acerca da Educação Infantil. Tratará da educação infantil apresentando suas realidades, desafios e perspectivas frente às políticas públicas, diretrizes curriculares, além da importância das relações entre: o cuidado e a Educação na Infância; a interações e brincadeiras, como eixos norteadores; o lúdico e a música, como forma de motivação; a infância e conhecimento de mundo; as diversas linguagens na Educação Infantil. A abordagem freireana da criança.
|
.
GT7 – Educação do campo, jovens e adultos. Coord: Drª Rita Diana de Freitas Gurgel – (UFERSA) CV: http://lattes.cnpq.br/2745493894317383
Ementa: Espaço de socialização de estudos, relatos de experiência e pesquisa sobre: Educação do Campo, contradições, tensões e conflitos no desenvolvimento das políticas públicas. A organização curricular na EJA e na Educação do Campo. Política de Educação de Jovens e Adultos no Brasil (Programas e Projetos). EJA e o mundo do trabalho. EJA e a diversidade. Interface entre Educação do Campo e EJA. Educação do Campo, EJA e tecnologias. A contribuição da Pedagogia freireana nos dias atuais na Educação do Campo e na EJA.
GT8 – Educação, formação docente e gestão escolar. Coord.:Drª Nilvânia dos Santos Silva – (UFPB) CV: http://lattes.cnpq.br/4259047744522889 Msc. Maria Luzitana C. Santos (GEPeeeS-DCSA/ CCAE/ UFPB) CV: http://lattes.cnpq.br/6436182339587889 Ementa:Acolhe reflexão sobre a práxis pedagógica referente à Formação continuada com professores do campo e da cidade, tendo como cenário dessa formação atividades de pesquisa e extensão voltadas a busca por uma educação de qualidade destinada a filhos e filhas dos sujeitos campesinos, indígenas, operários e outros segmentos sociais.
GT9 – Educação, pesquisa-ação, extensão e movimentos sociais e tecnologias sociais. Coord.: Dr. Paulo Roberto Palhano Silva(GEPeeeS-DED/CCAE/ UFPB) CV: http://lattes.cnpq.br/0668404365830780 Drª Aparecida Fernandes (GELMIT/Campus São Gonçalo do Amarante/IFRN) CV: http://lattes.cnpq.br/3852895195450398 Ementa: Espaço para diálogo e apresentação de trabalhos que abordem relatos de experiências, estudos teóricos, resultados em andamento ou concluídos de projetos de pesquisa, extensão ou ensino, exercidos em contextos escolares e/ou dos movimentos sociais, ações educativas que envolvam a metodologia da pesquisa-ação, processos de mobilizações sociais e populares e tecnologias sociais.
GT 10 - Educação Popular, Movimentos Sociais do Campo, Gestão Solidária e Diagnóstico Rural Participativo. Coord.: Msc. Maika Bueque Zampier (GEPeeeS-DCSA/ CCAE/ UFPB) CV: http://lattes.cnpq.br/0253904554788998 Ementa: Discutir os processos, experiências e ferramentas utilizadas pelos movimentos sociais do campo na gestão de suas estruturas associativas através do marco teórico e prático da Gestão Solidária entendendo essas formas de gestão como processos de educação popular. Pretendemos debater também a metodologia participativa do Diagnóstico Rural Participativa aplicado as estruturas associativas como forma de planejamento coletivo. Trabalhos empíricos que ampliem a capacidade exploratória do debate serão privilegiados, além das contribuições teórico-analíticas substantivas.
|
GT11 – Educação e educação no campo educacional: Poesia, Teatro, Dança e Música Coord.: Dr. Gilmar Leite (DED/CCAE/UFPB) CV: http://lattes.cnpq.br/9283744640744422 Ementa: Discutir a relação arte e educação como um caminho para construção de um saber sensível e significativo; pretende-se também dar visibilidade as manifestações artísticas de Mamanguape e demais cidades do litoral norte e a possível articulação com o fazer e o experimentar artístico; dialogar a poesia, a dança, o teatro, a música e outras artes, como uma educação dos sentidos, levando-se em consideração a experiência estética, a comunicação, a criação, a expressão da linguagem corporal e o sentir do belo artístico.
GT 12 - Educação, Corpo, Sexualidade, Gênero. Coord.: Dr. Joseval dos Reis Miranda (DED/CCAE/UFPB) CV: http://lattes.cnpq.br/6303738632950566 Ementa: Estudos e reflexões sobre corpo, sexualidade e gênero no âmbito da Educação. A relações da sexualidade no contexto escolar e as suas formas de expressão. A formação de professores para o trabalho com a Educação Sexual. A Educação sexual no contexto das políticas públicas educacionais. GT13 – Educação, gestão educacional e formação universitária. Coord: Drª Célia Regina Teixeira (DED/CCAE/UFPB) CV: http://lattes.cnpq.br/0160751688492465 Ementa:Promover a discussão sobre Gestão educacional e desafios do cotidiano escolar. Abordar o conceito de Gestão Democrática da unidade escolar, a Participação Popular e os Conselhos Deliberativos Escolares. |
Dia 30 de outubro de 2013 Horário: 15 as 17h30mim (oficinas educativas) |
1º Circulo de cultura: ‘Fotografia: a arte da imagem, da memória e da cultura’ Coord.: Cícero Pedrosa (Fotografo profissional e Mestrando em Educação/UFPB)
2º Circulo de cultura: ‘Internet: redes sociais, compartilhamentos, ciberespaço, comunicação virtual e educação Coord.: Francisco de Assis Siqueira Junior, Daniel Deyson Nunes Passos, Jefferson Simplício dos Santos(C.Computação-Proext/GEPeeeS/CCAE/UFPB)
3º Circulo de cultura: Sarau poético: formas e linguagens educativas Coord.: Bazinho
4º Circulo de cultura: Metodologia de alfabetização com base na teoria freireana Coord.: Profa. Esp. Fernanda Figueiredo de Carvalho (GEPeeeS/CCAE/UFPB)
5º Circulo de cultura: Formação e saberes docentes Coord.: Dr. Amiraldo Alves (UFCG-GPFD/PPGE/UFPB)
6º Circulo de cultura: Gestão de Eventos Educacionais Coord.: Msc. Luz Santos (Secretariado Executivo Billingue/GEPeeeS/CCAE/UFPB)
|
.
7º Circulo de cultura: Empreendedorismo Colaborativo: inovações e parcerias na educação Coord.: Wilândia Lima e Kaysla Silva (Secretariado Executivo Billingue/CCAE/UFPB)
8º Circulo de cultura: Curriculum Lattes: registrando o capital cultural necessário na vida acadêmica Coord.: Rozimar Rodrigues,Williane Rodrigues e Raphael Salviano (Prolicen-GEPeeeS/CCAE/UFPB)
9º Circulo de cultura: Teatro como suporte pedagógico. Coord.: Everaldo Pontes (Prac-UFPB)
10º Circulo de cultura: Políticas de educação inclusiva nas escolas do campo: dilemas atuais e perspectivas Coord.: Thiago Rodrigo Fernandes da Silva Santos (Bolsista PIBIC/CNPq. Curso Psicopedagogia na UFPB) |
.
Dia 31 de outubro de 2013 Horário: 8 horas |
SECÇÃO DE PAINEL:
-Avaliação dos banneres Coord.: Drª Chussy Karlla (Seretariado Executivo Billingue/DCSA/CCAE/ UFPB CV: http://lattes.cnpq.br/1350793749580771 Dr. Baltazar Macaíba de Sousa (GEPeeeS-DCSA/CCAE/ UFPB CV: http://lattes.cnpq.br/8264034917670829 Prof. Carlos Augusto Junior (GEPeeeS-PPGE/UFPB) CV: http://lattes.cnpq.br/2835827333009133 PLENÁRIA: - Avaliação e Perspectivas Coord. Msc. Msc. Maika Bueque Zampier (GEPeeeS-DCSA/ CCAE/ UFPB) CV: http://lattes.cnpq.br/0253904554788998 Dr. José Mateus do Nascimento (IFRN, GEPeeeS/UFPB) CV: http://lattes.cnpq.br/9176401714554967
2ª CONFERENCIA COMPARTILHADA (Mesa) - TEMA: PAULO FREIRE: Polifonia para compreender e agir no mundo. Membros: Dr. Moacir Gadotti (IPF) CV: http://lattes.cnpq.br/0393558289378220 Ms. Berbardina Carvalho (Prac-UFPB) CV: http://lattes.cnpq.br/6196992719838181 Dr. Alder Júlio Ferreira Calado (UFPB) CV: http://lattes.cnpq.br/5217723926494212 Dr. Timothy Denis Ireland (Catedra Unesco/UFPB) CV: http://lattes.cnpq.br/5935627249778242 Coord.: Dr. Paulo Roberto Palhano Silva (GEPeeeS-DED/CCAE/ UFPB) CV: http://lattes.cnpq.br/0668404365830780 - Confraternização |
Programação poderá sofrer alterações – atualização feita em 15/9/2013.
Site: www.ccae.ufpb.br/secampo
Tel: (83)88442322 - Oi
Evento com:
- Transmissão: Web Universitária Litoral Norte.
- Cobertura: Infome Já e Chegando.
CERTIFICADOS:
Certificados serão personalizados nas categorias:
- Participante do evento
- Apresentação de artigo na secção oral
- Apresentação de banners na secção painel
- Participante de oficina
- Coordenação de GT e Mesa
- Conferencista
- Participação em Comitê (diversos)
CERTIFICAÇÃO:
O III SECAMPO é atividade acadêmica que conta com os seguintes registros: ISBN, ISSN e SIGproj.
PUBLICAÇÃO:
Publicação de todos os Artigos, Banners e Exposições em formado de E-book.