Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > I Ciclo de Fundamentos da Educação do Vale do Mamanguape discute Educação, Redes Sociais e Mídias

publicado: 11/10/2023 22h54, última modificação: 11/10/2023 23h13
Realizado na última sexta-feira (06), evento abordou o impacto das redes e mídias sociais na Educação. E, ainda, como o uso exagerado desses artefatos interfere nos contextos de aprendizagem, trabalho e lazer.

Aconteceu na última sexta-feira (06), no Centro Cultural Fênix, em Mamanguape (PB), o I Ciclo de Fundamentos da Educação do Vale do Mamanguape, cujo tema de trabalho foi “Educação, Redes Sociais, Mídias e seus desafios”.

Coordenado pela Prof.ª Sabrina Grisi Pinho de Alencar, em parceria com as professoras Miriam Espíndula dos Santos Freire, Sheila Valéria Pereira da Silva, Michele Guerreiro Ferreira e Sawana Araújo Lopes de Souza, o evento contou com a presença do Diretor do CCAE/UFPB, Prof.º Dr. Joseilme Fernandes Gouveia, bem como da coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências da Computação, Prof.ª Dra. Thaíse Kelly de Lima Costa, e da Prof.ª Ms. Aline Guedes de Lima, do Departamento de Letras.

A ação envolveu o Departamento de Educação, a Licenciatura em Ciências da Computação, a Licenciatura em Matemática e a Licenciatura em Letras e o apoio da Direção de Centro do CCAE. Além de discussões em grupos de trabalho, foram oferecidas duas palestras, sendo uma no turno da tarde e outra no turno da noite.

A palestra do turno da tarde discutiu o tema “As redes sociais, mídias e a sua relação com os fundamentos sócio-históricos e psicológicos da educação”, contando com as conferencistas Prof.ª Dra. Uyguaciara Veloso Castelo Branco, do Departamento de Fundamentos da Educação (CE-UFPB-Campus I), que também é psicóloga e historiadora, e a Prof.ª Josevania Silva, coordenadora do Mestrado em Saúde da UEPB em Campina Grande (PB), cuja área de atuação é voltada para fundamentos psicológicos. A Prof.ª Dra Miriam Espindula dos Santos, do Departamento de Educação, (UFPB-Campus IV) atuou no evento como mediadora dos trabalhos.

No turno da noite, a palestra “As mídias e redes sociais nos fundamentos antropofilosóficos da educação” foi ministrada pela Prof.ª Dra. Kelly Emanuelly de Oliveira, do Departamento de Ciências Sociais (Antropologia, UFPB-Campus IV), com a mediação da Prof.ª Dra. Michele Guerreiro Ferreira, do Departamento de Educação (UFPB-Campus IV).

O objetivo do evento foi articular as discussões desenvolvidas nas aulas dos fundamentos teóricos das licenciaturas e dialogar a respeito do uso das redes sociais e das mídias no contexto atual. Como interferem no cotidiano de trabalho, lazer e aprendizado das pessoas, assim como as possíveis consequências do uso exagerado de tais redes sociais: vícios e dificuldades de convívio e desenvolvimento pessoal e profissional. E, por fim, socializar as produções de vídeos e podcasts desenvolvidos pelos estudantes, refletindo sobre os estudos realizados e sua função pedagógica.

A ideia de uma atividade sobre o tema surgiu durante as aulas do 3º período do curso de Letras do Campus IV da UFPB, na disciplina “Fundamentos psicológicos da educação”, ministrada pela Prof.ª Sabrina, após atividade relacionada ao documentário chamado “Dilema das Redes”. Ao dialogarem sobre o filme, a turma percebeu como as pessoas estão usando excessivamente as redes e mídias sociais, de maneira que tal uso se transforma em vício, impactando na rotina e no desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas.

Em vista do cenário estudado, a turma da professora Sabrina propôs uma série de ações para tentar minimizar os efeitos colaterais danosos do uso exagerado das redes e mídias sociais:

“A gente decidiu, em sala, trabalhar com algumas divulgações, para tentar minimizar esse vício, como um alerta para a instituição (Campus IV da UFPB), como também nas escolas públicas. Então, eles compuseram folders, panfletos, cards, tirinhas, para sinalizar a esse público jovem que as redes e as mídias sociais são importantes. A tecnologia surge para agregar e para multiplicar, para fazer com que as pessoas ficassem mais próximas mesmo morando em outros países e outros lugares, mas quando isso se torna um exagero, isso se torna um vício”, afirma a professora Sabrina.

A partir desta iniciativa, houve o compartilhamento da visão do problema com a professora Dra. Sawana Araújo Lopes de Souza, destacando formas alternativas de se trabalhar com tais recursos tecnológicos. Outras professoras também compraram a proposta e colocaram em prática em suas disciplinas, como Filosofia, Sociologia e Fundamentos Socio-históricos, Fundamentos Antropo-filosóficos.

Para a Professora Sabrina, o evento alcançou o seu propósito com grande adesão: “Um universo de quase 300 pessoas apoiaram essa proposta e participaram no período passado [sexta-feira passada] desse evento”.