O serviço de psicologia busca auxiliar os estudantes regularmente matriculados do Centro de Ciências Aplicadas e Educação
O CCAE possui Psicólogas nas unidades de Rio Tinto e Mamanguape que realizam ações diversificadas, tanto no âmbito preventivo quanto interventivo. As atividades são realizadas junto aos estudantes regularmente matriculados nos cursos do CCAE, em formato individual ou coletivo. São elas: plantão psicológico, orientação psicológica breve, oficinas de desenvolvimento pessoal e acadêmico, ações educativas, encaminhamentos para tratamentos especializados, entre outros.
As atividades coletivas podem acontecer no formato de oficinas, palestras, grupos de apoio e rodas de conversa, com temáticas relacionadas à saúde mental e vivências acadêmicas. O/A estudante deve acompanhar nas redes sociais (Instagram: @caes.ufpbcampus4) e na página oficial da CAES (Site: http://www.ccae.ufpb.br/cae) a abertura de novos grupos e atividades.
Os atendimentos acontecem no formato de Plantão Psicológico. Uma modalidade de atendimento voltada a acolher o/a estudante em sofrimento psíquico no momento de sua necessidade ou o mais breve possível. Após o primeiro atendimento, o estudante tem direito a mais dois retornos. Ou seja, poderá solicitar até três atendimentos por semestre.
O Plantão psicológico é voltado para demandas pontuais ou emergenciais de sofrimento psíquico, ou seja, aquelas que não necessitam de um acompanhamento de longo prazo, mas que geram aflição, angústia ou dificuldades no dia-a-dia.
E se o/ a estudante necessitar de mais atendimentos? A partir da avaliação feita em atendimento de plantão, pode haver encaminhamentos para outras modalidades de atendimento ou outros serviços da rede de saúde.
Novas vagas para o Plantão Psicológico são abertas semanalmente. Para solicitar o atendimento, o/a estudante deverá preencher a agenda eletrônica de acordo com sua unidade: http://agendacae.ccae.ufpb.br/.
O formulário será divulgado sempre no início da semana no site e no Instagram (@caes.ufpbcampus4). Após preencher o horário de preferência, o/a estudante receberá a confirmação do atendimento ou sugestão de reajuste.
De acordo com o artigo 9º do Código de Ética Profissional do Psicólogo (CFP, 2005), “É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional” (CFP, 2005, p. 13).
Caso observem um aluno em sofrimento, coordenadores de curso, professores e servidores podem e devem orientar o estudante a buscar o serviço de Psicologia através do formulário de solicitação. Contudo, a busca ativa pelo atendimento deve ser realizada pelo discente.
Quaisquer dúvidas sobre o Serviço de Psicologia podem ser encaminhadas para o e-mail da Coordenação de Assistência Estudantil (caes@ccae.ufpb.br) ou diretamente para as psicólogas Mariana Francelino (mariana.francelino@ccae.ufpb.br) ou Camila Cristina (camila@ccae.ufpb.br).
Última atualização: segunda-feira, 2 de junho de 2025