Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisador africano ministra conferência na Universidade Federal da Paraíba
conteúdo

Notícias

Pesquisador africano ministra conferência na Universidade Federal da Paraíba

publicado: 03/10/2023 15h30, última modificação: 03/10/2023 15h30
Com o tema Sociedade, Escola e Pesquisa num Tempo em Mutação: Fenômenos e Desafios, o evento acontece, de forma remota, no próximo dia 04 de outubro

Qual abordagem deve ser desenvolvida da relação entre sociedade, escola e pesquisa atualmente? Essa questão será tema de discussão na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no próximo dia 04/10, às 10h00, horário de Brasília. Na oportunidade, o professor angolano Laurindo Vieira participará, de forma remota, de um webinário na UFPB, proferindo a conferência intitulada Sociedade, Escola e Pesquisa num Tempo em Mutação: Fenômenos e Desafios. 

O webinário ocorre no âmbito da Disciplina Pesquisa em Educação Popular do Mestrado/Doutorado em Educação da UFPB e por iniciativa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Sociedade e Culturas (GEPEDUSC)/CCAE-UFPB.

Voz recorrente nos debates em Angola e sobre temas africanos, o professor Laurindo Vieira é pesquisador em questões sociais e Reitor da Universidade Gregório Semedo, com Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Porto/Portugal. Ele também foi Diretor do Instituto Superior de Serviço Social de Luanda e, entre os seus trabalhos, encontra-se o livro 'Angola e a Dimensão Ideológica da Educação'. 

O tema em discussão, a partir da Escola, tem relação com questões como família, violação, violência, mudança social, etc., além de permitir debater noções como hibridismo cultural como fundamento para educação, principalmente num mundo interconectado em que crenças e culturas são fragmentadas e desconstruídas.

Ademais, há relação também com a compreensão segundo a qual a educação é um suporte para a democracia, tanto no contexto educativo formal como no não formal, com adolescentes, jovens e adultos, mesmo devendo-se admitir que a construção da democracia depende também de outras instituições políticas e sociais.