Projetos do CCAE/UFPB são premiados no Prêmio Elo Cidadão 2024

Seis ações de extensão desenvolvidas no Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus IV, foram contempladas com o Prêmio Elo Cidadão 2024, reconhecimento concedido às iniciativas que se destacam por sua relevância social, impacto comunitário e articulação entre ensino, pesquisa e extensão. A solenidade de premiação será realizada no próximo dia 1º de agosto, às 9h, no Hall da Central de Aulas da unidade da UFPB em Rio Tinto.
Abaixo, conheça os projetos premiados:

A4SMaker: Desenvolvendo habilidades do pensamento computacional na educação básica por meio da criação de aplicativos
Coordenado pela professora Ayla Dantas, o projeto promoveu oficinas em escolas da região com o objetivo de ensinar estudantes a criarem aplicativos, ao mesmo tempo em que desenvolviam habilidades de pensamento computacional. A ação aproximou a computação da educação básica de forma prática e engajadora, incentivando a resolução de problemas e a criatividade. Além do impacto nos alunos da educação básica, o projeto também possibilitou aos estudantes da UFPB vivenciarem a prática docente e a articulação entre teoria e experiência.

Curso Anama 2024: Fortalecendo lideranças e juventudes no território Potiguara
Idealizado por lideranças indígenas em diálogo com docentes do Campus IV, o Curso Anama – que significa “família” em Tupi Potiguara – vem fortalecendo a mobilização política e social das juventudes Potiguara. Realizado aos sábados, de forma itinerante entre as aldeias, o curso promove reflexões sobre meio ambiente, saberes tradicionais, audiovisual, arte, gênero e participação política. A iniciativa, coordenada pela professora Kelly Oliveira, tem valorizado a autonomia comunitária, ampliando os espaços de diálogo e formação dos povos originários.

Falando sobre Aids: debate e informação nas ruas, nas praças, nas redes
Em sua quinta edição, o projeto atua no enfrentamento ao estigma e na disseminação de informações sobre HIV/aids com foco em suas dimensões sociais, políticas e subjetivas. Coordenado pela professora Luziana Silva e vice-coordenadora professora Mónica Franch /CCHLA, o projeto tem forte presença no Instagram e realiza ações presenciais em escolas, praças e instituições de cidades como João Pessoa, Pedras de Fogo e Rio Tinto. A iniciativa articula extensão, pesquisa e mobilização social, dialogando com PVHA, movimentos sociais, profissionais de saúde, pesquisadores e a comunidade em geral.

Fortalecendo o Desenvolvimento Acadêmico e Profissional através de Empresa Júnior (EJ)
A iniciativa impulsionou as atividades da Empresa Júnior de Ciências Contábeis da UFPB – Campus IV, promovendo a articulação entre teoria e prática, o desenvolvimento de competências empreendedoras e a inserção qualificada no mercado de trabalho. Com base na metodologia de pesquisa-ação, o projeto estabeleceu parcerias com conselhos profissionais, setores do mercado contábil e outros projetos de extensão, beneficiando alunos e a comunidade com serviços e experiências empreendedoras. Coordenado pela professora Fernanda Marques, o projeto também contribuiu para o fortalecimento da autonomia discente e da prática profissional.

Podcast em pauta: Um diálogo da universidade com a sociedade
Desde 2021, o projeto promove reflexões interdisciplinares por meio de um podcast digital, com episódios que discutem temas atuais sob a ótica da universidade pública e da extensão. Coordenado pela professora Cibelle Santiago, o podcast conta com a participação de docentes, estudantes extensionistas e convidados de diversas áreas, abordando assuntos como sociologia, psicologia, administração e literatura. A proposta fortalece o papel da UFPB como agente de diálogo social e de democratização do conhecimento.

Práticas extensionistas na UFPB Litoral Norte: ações colaborativas, transdisciplinares, de gestão e de formação acadêmica
Coordenado pelos professores Saulo Maciel e Surama Ismael, o projeto realiza o monitoramento e a gestão das ações de extensão desenvolvidas no CCAE por meio de todos os editais da Pró-reitoria de Extensão da UFPB. A iniciativa é conduzida pela Assessoria de Extensão do campus e conta com a atuação de bolsistas que acompanham, organizam e dão suporte à execução das atividades extensionistas. O trabalho fortalece a institucionalização da extensão e contribui para sua visibilidade e impacto social.
O reconhecimento reafirma o compromisso do CCAE/UFPB com uma extensão universitária transformadora, conectada com as demandas sociais e voltada à construção coletiva do conhecimento.
Fotos: Divulgação
Texto e imagens: Ascom/CCAE
