Exposição (Entre)Tempos reúne memórias e novos olhares em Rio Tinto

segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Na manhã de 12 de setembro, a Galeria Arandu, em Rio Tinto (PB), promoveu a abertura da exposição “(Entre)Tempos: Fotografias e Memórias no Vale do Mamanguape”, resultado da oficina “Entre coleções fotográficas e memórias (in)visíveis: práticas de curadoria compartilhada”, vinculada à pesquisa etnográfica de Yuri S. Rapkiewicz – doutorando do Programa de Pós Graduação em Antropologia (PPGA/UFPB).

O evento de abertura da exposição organizada pelo grupo de pesquisa Antropologia Visual, Artes, Etnografias e Documentários (AVAEDOC) e pela equipe do projeto de extensão “Galeria Arandu: práticas extensionistas, curatoriais e expográficas em Antropologia Visual no Vale do Mamanguape”, contou com a presença de alunos e professores da Escola Estadual Professor Luiz Gonzaga Burity, além de servidores e visitantes espontâneos. Para marcar a abertura, houve apresentação musical de Danilo Alex, que embalou o público durante a visitação.

A mostra apresenta fotografias e experimentações visuais produzidas pelos estudantes do ensino médio durante os vinte encontros da oficina, realizados entre março e agosto de 2025. O processo envolveu colagens, desenhos, caminhadas fotoetnográficas por Rio Tinto e pelas Aldeias Potiguara de Montemor e Lagoa Grande, resgatando memórias e dialogando com imagens de arquivos e coleções do Laboratório de Antropologia Visual Arandu.

De acordo com os organizadores, o objetivo é propor um encontro entre passado e presente, misturando reminiscências e reinvenções para contar histórias do Vale do Mamanguape. Financiada pelo Governo do Estado da Paraíba, através do Edital Sala de Arte, por meio das parceria das Secretarias de Cultura e Educação, a exposição reafirma o compromisso da Galeria Arandu com a integração entre ensino, pesquisa e extensão.

Ficha Técnica:

Expositores/as: Adelly de Kassia Silva Lima, Adrielly Maria dos Santos, Alexandre de Luna da Costa, Alice Marinho da Silva, Ana Beatriz Nascimento de Lima, Ana Clara Martins da Silva, Ângela Barbosa de Almeida, Arlindo Bezerra dos Santos, Daniel Bañas Rodriguez, Davyd Hamon de Matos Marinho, Felipe Conceição Lima, Franciny Vitória Macêdo Silva, Gustavo Soares de Santana, Hana Kesia do Nascimento Batista, Inácia Apolonia Ferreira de Sousa, Isabelly Marques Freire, Ismênia Barbosa dos Santos, Jaciara Lima da Silva, Jadson Luciano da Silva, José Alex Alves da Silva Oliveira, José Kauan Nascimento Alves, Júlia Rianny Marques Marques, Julianny Raisa Marques Barbosa, Karoliny Martins de Souza, Kettilen Dayene da Silva, Keyla Mikaele Fernandes, Lethicya dos Santos Nascimento, Letícia Vitoria Silva do Nascimento, Maria Clara Cinesio Farias, Maria Eloísa Batista Henriques, Maria Gabrielly Santos Silva, Maria Heloisa Lima da Silva, Maria Yslaine Felix Barbosa, Marllon Pessoa da Silva, Matheus Santos da Silva, Micaelly Vitoria Gomes de Lima, Miguel Leandro dos Santos Neto, Miriele Conceição da Silva, Nicolas Costa de Lima Souza, Pedro Henrique Ferreira da Silva, Renan Victor Oliveira Borges, Renato Gabriel Bernardo de Lima, Sani Onni do Nascimento Pereira, Sofia do Nascimento Pereira, Sophia Stefanne da Silva, Soraia Rodrigues da Silva, Thauã Ferreira Marques, Thiago Kauã Ribeiro Gonçalo, Túlio César Silva de Santana, Vinicíus Gabriel dos Santos, Yasmin Fernandes da Silva, Yasmim Milene Belmiro dos Santos.
Curadoria: Yuri Schönardie Rapkiewicz, Antonio Francisco da Silva Neto e Bernardo Américo Batista Tavares.
Pesquisa e textos: Yuri Schönardie Rapkiewicz.
Montagem: Antonio Francisco da Silva Neto, Bernardo Tavares, Danielle França, Gabriel de Lima Maia, Glauco Machado, Rakel Carvalho Bento, Sara Diná Moura Paulino Rocha, Taynara Martins Galvão Maia e Yuri Schönardie Rapkiewicz.
Projeto Gráfico e Diagramação: Sara Diná Moura Paulino Rocha.

Coordenação Laboratório Arandu: Lara Santos de Amorim e Oswaldo Giovannini Jr.
Coordenação do projeto de extensão “Galeria Arandu: Práticas extensionistas, curatoriais e expográficas em Antropologia Visual no Vale do Mamanguape”: João Martinho Braga de Mendonça
Coordenação da Comissão Especial de Gestão da Galeria Arandu: Yuri Schönardie Rapkiewicz e Bernardo Américo Batista Tavares.

A Galeria Arandu funciona no Centro Administrativo da UFPB – Campus IV (CCAE), em Rio Tinto, com os seguintes horários de visitação:

  • Terça-feira: 9h30 às 12h
  • Quarta-feira: 14h às 17h e 18h às 20h
  • Quinta-feira: 14h às 17h

Toda a comunidade acadêmica e o público em geral estão convidados a visitar a exposição e mergulhar nas diferentes memórias e olhares que atravessam a história da cidade indígena-fabril de Rio Tinto.

📸 Confira as fotos do evento de abertura: Clique aqui para acessar a galeria

Fotos e Texto: Ascom