Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Embaixada da França e IRD promovem eventos e planejamento focados na sustentabilidade, com participação do Campus IV da UFPB

publicado: 13/05/2022 11h48, última modificação: 13/05/2022 11h48

A Embaixada da França no Brasil promoveu, em 12 de maio, o evento “A Ciência como Caminho para a Sustentabilidade” com presença da embaixadora Brigitte Collet, da Diretora Geral Adjunta do Instituto Francês para o Desenvolvimento (IRD), Corinne Brunon-Meunier, da presidente do IRD no Brasil, Frederique Seyler, além de pesquisadores e representantes institucionais de diversas instituições brasileiras e francesas. O professor Rafael Raimundo, do DEMA/CCAE e assessor de internacionalização do Campus IV, participou da mesa de encerramento do evento falando sobre a aplicação de tecnologias digitais e suas contribuições para as Ciências da Sustentabilidade. Também participaram da mesa redonda a Diretora Geral Adjunta, Dra. Brunon-Meunier, e Marie-Paule Bonnet, diretora de pesquisa da instituição.

Evento “A Ciência como Caminho para a Sustentabilidade”, na embaixada da França, contou com participação da UFPB. Foto: Héloïse Benoit/IRD Brasil.

Para o professor Raimundo “... ao falarmos de Big Data e sustentabilidade, precisamos perceber que a integração de grandes conjuntos de dados sociais, econômicos e ambientais é uma oportunidade extraordinária e uma necessidade urgente para construirmos as sínteses transdisciplinares que vão gerar tecnologias e inovações-chave frente à grande crise sócio-ecológica do Antropoceno, conciliando conservação dos ecossistemas, inclusão social e fortalecimento das economias regionais”.

O professor Rafael mencionou ainda a importância da parceria que está sendo construída entre o IRD e o Campus IV da UFPB, por intermediação da presidente do IRD no Brasil, Frederique Seyler e cooperação da Dra. Laure Berti-Equille, diretora de pesquisa da unidade mista de pesquisa ESPACE-DEV, sediada em Montpellier: “... a construção dessa parceria com o IRD está concretamente articulando uma nova rede de pesquisa sócio-ecológica envolvendo instituições de diferentes estados nordestinos e da França e nos ajudando a pautar uma agenda positiva para os próximos anos, tendo inclusive já resultado na realização de um evento online de abrangência nacional e em projeto de pesquisa que obteve financiamento junto à FAPESQ, que é o DATAPB”.

Proposta do Laboratório Misto Internacional IDEAL

As estratégias para a consolidação da rede de pesquisa sócio-ecológica liderada pelo Campus IV da UFPB e pelo IRD ESPACED DEV estão detalhadas na proposta do Laboratório Misto Internacional (LMI) IDEAL – Inteligência Artificial, Análise de Dados e Observação da Terra aplicados à Sustentabilidade. A proposta do LMI IDEAL encontra-se atualmente em fase de análise pelo IRD e propõe o uso de grandes conjuntos de dados e técnicas de data Science e inteligência artificial para co-construção de diagnósticos de sustentabilidade e cenários de transição sócio-ecológica juntamente com comunidades dos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. O programa de LMIs do IRD tem abrangência global, sendo que o Brasil atualmente tem dois LMIs em funcionamento: o LMI TAPIOCA, que conduz pesquisas interdisciplinares no Atlântico Tropical e é sediado na Universidade Federal de Pernambuco e o LMI Sentinela, um observatório transfronteiriço do ambiente, clima e doenças vetoriais que é co-sediado pela Universidade de Brasília e FIOCRUZ.

Atualmente está em fase de avaliação pelo IRD a proposta de criação de um Laboratório Misto Internacional sobre Sustentabilidade co-liderado pelo Campus IV da UFPB e pelo IRD ESPACE DEV. Foto: Héloïse Benoit/IRD Brasil.

Comitê de Gestão Estratégica e Científica (CPSS) do IRD na região Nordeste

No dia 10 de Maio, na Universidade Federal do Ceará em Fortaleza, o campus IV da UFPB também esteve representado no encontro do Comité de Pilotage Stratégique et Scientifique (CPSS) que congregou os parceiros do IRD na região Nordeste brasileira. O evento, coordenado por Frederique Seyler, presidente do IRD no Brasil, contou com a participação da Diretora Geral Adjunta da Instituição, Corinne Brunon-Meunier, além da Diretora de Relações Internacionais, Claude-Anne Gauthier, e Céline Duwig, diretora-adjunta do departamento DISCO/IRD. Na ocasião, foram apresentados resultados dos programas estruturantes do IRD na região Nordeste e debatidas ações estratégicas e propostas para os próximos anos. O evento possibilitou maior alinhamento e integração entre ações de Universidades e instituições de pesquisa nordestinas no contexto da cooperação franco-brasileira.

Reunião do Comitê de Gestão Estratégica e Científica (CPSS) reuniu a presidente do IRD no Brasil, Frederique Seyler, a missão de diretores proveniente da França os parceiros institucionais do IRD do Nordeste, na Universidade Federal do Ceará, no dia 10 de maio de 2022. Foto: Héloïse Benoit/IRD Brasil.