Professor do CCAE tem projeto aprovado pelo CNPq e inicia novo período como Bolsista de Produtividade em Pesquisa

O professor Roberto Menezes, do Departamento de Ciências Exatas do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) da UFPB, iniciou neste mês de agosto um novo ciclo como Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A concessão está vinculada ao projeto “Defeitos topológicos em modelos com dinâmica modificada”, aprovado na Chamada CNPq Nº 18/2024 e que contará com financiamento para os próximos três anos.
Especialista em Física de Partículas e Campos, o docente mantém, desde 2010, uma trajetória contínua de destaque na pesquisa, acumulando cinco projetos aprovados nessa categoria de fomento, uma das mais reconhecidas no país.
Além de suas investigações individuais, o professor Roberto Menezes atua em projetos científicos de grande relevância coletiva. Entre eles, destaca-se sua participação na construção do rádio telescópio BINGO, atualmente em instalação no município de Aguiar, no sertão da Paraíba, considerado um dos empreendimentos mais significativos da área no Brasil.
Sua contribuição para a formação de novos pesquisadores também merece destaque. Como orientador e coorientador de pós-graduação, participou de trabalhos de excelência, a exemplo da tese de doutorado de Matheus Marques, que recebeu o prêmio de melhor tese da UFPB em 2021 e também foi reconhecida como a melhor de sua área na instituição.
Com 121 artigos publicados em periódicos internacionais classificados como Qualis A, o professor Roberto Menezes consolida sua trajetória acadêmica e científica como referência no CCAE, na UFPB e na comunidade científica nacional.
Imagem: Ascom
Texto: Ascom, com informações do Professor Roberto Menezes
