É um serviço proporcionado pela adesão da Universidade Federal da Paraíba ao programa G Workspace for Education, um conjunto de recursos oferecidos sem ônus financeiro pela Google Inc, que proporcionará a estudantes e professores com vínculo ativo com a UFPB obterem um endereço institucional, podendo ser utilizado em aplicações específicas que o exijam como comprovação de relação.
Docentes e discentes podem criar suas contas através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Após entrar no Sigaa, no menu da página principal, é preciso clicar no item “Outros” e, depois, em “E-mail institucional”. Em seguida, haverá outras instruções para concluir o processo.
Docentes e estudante com vínculo ativo no SIGAA.
Apenas pelo SIGAA. Não há outro meio disponível para a realização deste serviço.
Não. A escolha do nome está limitada às sugestões do sistema e o endereço não pode ser modificado posteriormente.
Caso tenha problemas com a criação da conta, o discente deve tirar um printscreen (preferencialmente) ou foto da tela e solicitar à coordenação de seu curso que abra um chamado ao suporte da STI, informando o seu login do SIGAA e anexando a imagem do erro. Toda a interação entre o aluno e a STI se dará por intermédio do servidor que fizer a abertura deste chamado.
A partir do SIGAA, no mesmo lugar em que se cria a conta (no portal docente / discente do SIGAA, clicando-se em “Outros” e depois em “E-mail Institucional”) é possível trocar a senha da conta Google vinculada.
Sim. Como não há contrapartida financeira por parte da UFPB, não há garantias de que o vínculo seja mantido pela Google. A UFPB também tem autonomia para encerrar a parceria a qualquer momento. Além disso, o uso abusivo por parte do discente pode acarretar a suspensão ou mesmo o cancelamento permanente da conta.
Qualquer uso deste recurso ligado a ações que, direta ou indiretamente, infrinjam a Legislação, assim como o Estatuto da UFPB e as demais normas da Instituição, incluindo, mas não se limitando ao armazenamento ou transferência de pedofilia ou pirataria, ameaças, tráfico de drogas, injúrias, crimes eleitorais ou a qualquer outro ilícito.
Não. Além dos riscos de descontinuidade pelos motivos supracitados, o endereço criado por esse serviço será necessariamente apagado em até seis meses após o encerramento do vínculo de discente. Não há garantias de que não possa ser deletado imediatamente após a finalização dessa ligação.
Essa iniciativa visa propiciar a estudantes comprovação de vínculo com a UFPB (Ex: cadastros em portais de pesquisas, uso de serviços do Google, programas de gratuidade ou descontos para universitários, etc). Tecnicamente, é um endereço eletrônico como qualquer outro. Entretanto, devido ao caráter temporário dessa conta, não se recomenda divulgá-lo para outras finalidades e nem associá-lo a outros serviços.
Não. Esse e-mail está vinculado à matrícula ativa de estudante e não poderá ser associado a outros vínculos da pessoa com a instituição.
Não. O uso deste endereço está restrito à finalidade original.
Sim. Não há garantias de que o endereço deletado não possa estar entre as opções para a criação da conta de outro discente.
O usuário deve procurar saber se existe restrição legal sobre o armazenamento das informações fora da Instituição e do país. Embora o decreto 8.135/13 tenha sido revogado, é da inteira responsabilidade do discente saber sobre eventuais restrições sobre dados guardados e/ou enviados.
Não se recomenda ter apenas uma cópia de arquivos importantes. O discente pode guardar cópias também em computadores, mídias removíveis (pendrives, HDs externos, dentre outros) ou em outros serviços online (OneDrive, Dropbox, etc).
Uma vez criada a conta, todos os serviços serão providos pelo Google, sem nenhuma interação técnica por parte da UFPB. O Google, por sua vez, não dá suporte aos usuários desse serviço, exceto quando há contratação de tal recurso, o que não se aplica nesse caso. Também não há um canal aberto de diálogo entre o Google e as instituições parceiras. Portanto, o usuário deve consultar os tutoriais do próprio Google e/ou materiais na Internet para tirar dúvidas sobre o funcionamento, assim como sobre eventuais falhas encontradas no uso de tais ferramentas.
O uso da mesma senha em sistemas diferentes é uma prática altamente desaconselhada, pois se a segurança de qualquer dos sistemas em que a referida credencial é utilizada for quebrada, por quaisquer meios, criminosos poderão testar a mesma senha em outros sistemas e ter acesso aos demais recursos.
Não. A conta é de uso pessoal e intransferível. Além de transgredir a regra de não compartilhar sua credencial, o discente será responsabilizado por quaisquer ações feitas por terceiros a quem deu ciência de sua senha.
Algumas boas práticas reduzem consideravelmente a possibilidade de se ter problemas de segurança:
Última atualização: quinta-feira, 21 de agosto de 2025