CCAE participa de debate da UFPB sobre água, sustentabilidade e equidade de gênero

A Universidade Federal da Paraíba, por meio da Comissão de Gestão Ambiental (CGA), promoveu, no dia 30 de março de 2026, mais uma edição do projeto CGA Conect@, desta vez com o tema “Dia Mundial da Água 2026: sem igualdade de gênero, não há sustentabilidade”. A atividade reuniu integrantes da comunidade acadêmica e público externo em uma discussão voltada às relações entre sustentabilidade, acesso à água e desigualdades de gênero.
A proposta integrou as ações institucionais da universidade voltadas à reflexão sobre desafios socioambientais contemporâneos. Entre os pontos centrais debatidos, esteve o entendimento de que a crise hídrica impacta de forma desigual diferentes grupos sociais, atingindo de maneira mais intensa as mulheres, sobretudo em contextos de maior vulnerabilidade.
Representando o Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), a professora Dra. Cibelle Santiago, docente do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA) e integrante da Comissão de Gestão Ambiental da UFPB, atuou como mediadora do encontro. Sua condução contribuiu para articular diferentes perspectivas e aprofundar o diálogo entre as participantes.
O debate contou ainda com a contribuição da professora Dra. Eddla Gomes, também docente do DCSA/CCAE, que participou como debatedora. Sua presença trouxe importantes reflexões sobre as conexões entre gestão, sociedade e meio ambiente, enriquecendo a discussão com uma abordagem crítica e interdisciplinar.
A atividade também reuniu docentes de diferentes campi da UFPB, fortalecendo o caráter plural do evento e ampliando as leituras sobre a temática proposta.

Durante o encontro, foram discutidos temas como direitos humanos e acesso à água, protagonismo feminino na gestão ambiental e a ampliação da presença das mulheres nos espaços de decisão. As falas reforçaram que a construção de um futuro sustentável passa, necessariamente, pela promoção da justiça social e da equidade de gênero.
A iniciativa esteve alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com destaque para o ODS 5 – Igualdade de Gênero e o ODS 6 – Água Potável e Saneamento, reafirmando o compromisso da universidade pública com a produção de conhecimento socialmente comprometido.
Com mais esta edição, o CGA Conect@ reafirma seu papel como espaço estratégico de reflexão, diálogo e construção coletiva, evidenciando a importância da universidade na promoção de debates que unem conhecimento, cidadania e transformação social.
O evento pode ser assistido no YouTube pelo link: https://www.youtube.com/live/shRhOo0CfxI
Para acompanhar as ações da Comissão de Gestão Ambiental da UFPB, o perfil no Instagram é @cgaufpb.
Imagens: Divulgação
Texto: Ascom CCAE com informações da Profa. Cibelle
