CCAE reúne coordenadores e PRG para potencializar a avaliação dos cursos pelo MEC

O Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou, nesta semana, o Fórum de Coordenadores, em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (PRG), com o objetivo de orientar e preparar os cursos de graduação para a próxima avaliação do Ministério da Educação (MEC), prevista para 2026.
O encontro marcou o início da preparação institucional conduzida pela Direção do Centro, reunindo coordenadores(as) de cursos para discutir, de forma prática e estratégica, os principais elementos que impactam diretamente o desempenho das graduações durante as visitas avaliativas.

Ao longo da reunião, foram apresentadas orientações sobre Projeto Pedagógico de Curso (PPC), indicadores de qualidade, evidências acadêmicas, processos internos, infraestrutura e rotinas administrativas e pedagógicas que contribuem para a consolidação de cursos mais fortes e alinhados aos critérios do MEC.
Segundo a Direção, a meta é clara: “fortalecer cada curso de maneira objetiva e contínua, garantindo que todos estejam preparados, competitivos e em condições de alcançar excelência na avaliação oficial”. O movimento representa uma etapa inicial de uma série de ações e formações que serão desenvolvidas ao longo dos próximos meses.
A participação da PRG teve papel fundamental na condução das discussões. A equipe apresentou orientações técnicas e esclareceu dúvidas dos coordenadores, reforçando a importância da integração entre os setores institucionais para o aprimoramento da qualidade acadêmica. O professor Hildebrando, representante da PRG, também contribuiu de forma ativa, oferecendo análises, recomendações e destacando boas práticas que podem elevar o desempenho dos cursos avaliados.

Para a Direção do CCAE, o Fórum foi um passo essencial para consolidar uma cultura de planejamento permanente, responsabilidade acadêmica e melhoria contínua. “A preparação já começou, e cada curso faz parte desse movimento de avanço. Nosso compromisso é trabalhar de forma articulada para que o CCAE alcance resultados expressivos na próxima avaliação do MEC”, destacou a equipe diretiva.
Novas agendas, capacitações e ações de acompanhamento serão realizadas ao longo de 2025, ampliando o suporte às coordenações e fortalecendo o processo institucional de qualificação das graduações.
Fotos e texto: Ascom
